Trabalhando remotamente

Editor de texto

Recomendamos a utilização do editor de textos VS Code. Com o uso de extensões, podemos transformá-lo em um ambiente de desenvolvimento completo.

Extensões para VSCode

  • Python (id: ms-python.python): fornece destaque, formatação e completamento automático de código. Permite execução parcial  e depuração do código, bem como renomeação de variáveis. Essa extensão adiciona automaticamente a extensão Jupyter, que permite a execução de notebooks de jupyter dentro do ambiente do VS Code.
  • Julia (id: julialang.language-julia):  fornece destaque, formatação e completamento automático de código. Permite execução parcial  e depuração do código, bem como renomeação de variáveis.
  • Remote SSH (id: ms-vscode-remote.remote-ssh): permite a conexão SSH dentro da interface do VS Code. Abra e edite arquivos que estão hospedados nos computadores do LABMAC diretamente do seu computador pessoal.

Para instalar qualquer uma das extensões acima, basta acessar o painel Extensões (Ctrl + Shift + X) no VS Code e pesquisar pelas id correspondentes.

O vídeo abaixo contém o passo a passo para a instalação

Rodando comandos sem estar logado

Frequentemente, encontramos o seguinte problema: precisamos rodar um código  que demanda muita computação, mas não queremos ficar o  tempo todo logados no LABMAC via ssh. O problema de  simplesmente deslogar do ssh é que ele para  a execução de todos os processos do usuário.

Para resolver esse problema, usamos o  comando screen, que abre um subterminal que pode ser desacoplado e continua a execução do código mesmo que o usuário deslogue do sistema.

Tutorial screen

  1. Estando logado no terminal em algum dos LABMAC, você inicia uma nova sessão do screen com

    screen -S nome_sessao

  2. Esse comando cria um nova sessão e entra nela.
  3. Após colocar rodar seu código, você pressiona Ctrl+A seguido da tecla D, e desacopla da sessão.
  4. Se precisar voltar para a sessão, você usa o comando screen -r nome_sessao
  5. Para encerrar uma sessão, você reacopla nela e pressiona Ctrl+A seguido de K.
  6. Para listar as sessões do screen, screen -ls